[firebase-br] Como usar o GBAK do FireBird 1.5.3

Paulo psdlistdisc em terra.com.br
Dom Fev 26 09:12:20 -03 2006

Pessoal:

Com o GBAK, fiz um backup de um BD do InterBase 6, em uma maquina,
usando a seguinte sintaxe:

D:\ARQUIV~1\BORLAND\INTRBASE\BIN\GBAK  -B -V -Z - user SYSDBA -pas masterkey
BD.GDB   BD.BAK

Em outra maquina, onde instalei o FireBird 1.5.3, criei uma nova pasta
chamada
C:\BDNOVO, entrei nela via prompt do DOS e tentei restaurar o BD com GBAK:

c:\arquiv~1\firebird\firebird_1_5\bin\gbak -R -V -Z - user SYSDBA -pas
masterkey   BD.BAK   BD.GDB

(digitei tudo numa linha unica)

Mas apareceu o seguinte erro:

gbak: gbak version WI-V1.5.3.4870 Firebird 1.5
gbak: opened file D:\BDNOVO\BD.BAK
gbak: transportable backup -- data in XDR format
gbak:           backup file is compressed
gbak: ERROR: unavailable database
gbak: ERROR: failed to create database D:\BDNOVO\BD.GDB
gbak: Exiting before completion due to errors

Entao, para testar, voltei `a maquina onde havia feito o backup
no InterBase 6, e usei exatamente a mesma sintaxe do GBAK
(mudando apenas o nome do caminho para o local onde o InterBase
esta' instalado, em D:\ARQUIV~1\BORLAND\INTRBASE\BIN)
e funcionou !

A sintaxe do GBAK para o FireBird nao e' aquela que mostrei acima ?

Obs.:  Na maquina do FireBird, entrei no IBOConsole (semelhante ao IBConsole
do InterBase)
e consegui restaurar normalmente o BD por la'.   Mas gostaria de poder usar
o GBAK,
pois via prompt do DOS eu acho mais pratico.

Grato pela atencao de todos
Paulo