[firebase-br] Uso da Ibquery

Jeferson Oliveira jeferson em mvtec.com.br
Sex Fev 24 08:39:02 -03 2006

Olá Fábio!

Para cada TIBQuery que precise inserir, editar ou excluir registros associe
um TIBUpdateSQL.
No IBQuery indique o IBUpdateSQL associado na propriedade UpdateObject.
Por fim gere as sentenças para cada método no IBUpdateSQL.
Para facilitar clique com o botão direito do mouse sobre o componente
escolha a opção UpdateSQL Editor, indique a tabela e por fim clique em
Generate SQL.

Atenciosamente,

Jeferson Oliveira
Analista de Sistemas
MV Tecnologia Ltda - Belo Horizonte (matriz)

"Fábio" <fabiomachado em microshell.com.br>
escreveu na mensagem news:17389.2495259226$1140752808 em news.gmane.org...
Ola pessoal da lista, eu hoje uso a Ibtable da aba do interbase mas to
querendo usar a Ibquery por um monte de fatores, mas eu não sei como quais
mais componentes usar? tipo assim eu fiz esse filtro que ta funcionando:

   BANCOS.IBQ_pagar.Close;
   BANCOS.IBQ_pagar.SQL.Clear;
   BANCOS.IBQ_pagar.SQL.Add('SELECT *');
   BANCOS.IBQ_pagar.SQL.Add('FROM PAGAR');
   BANCOS.IBQ_pagar.SQL.Add('WHERE SITUACAO=:SIT');
   BANCOS.IBQ_pagar.SQL.Add('AND ID_FORNECEDOR=:CLI_');
   BANCOS.IBQ_pagar.SQL.Add('ORDER BY DATA_VCT');
   BANCOS.IBQ_pagar.ParamByName('SIT').AsString :='DEBITO';
   BANCOS.IBQ_pagar.ParamByName('CLI_').AsInteger :=
BANCOS.IBT_fornecedoresCOD_FORNECEDOR.Value;
   BANCOS.IBQ_pagar.Open;

mas ... quando eu tento apagar um registro:
    bancos.IBQ_pagar.Delete;

da o seguinte erro:

CANNOT DELETE FROM DATASET. (NO DELETE QUERY)

E TENTANDO FAZER EDIÇÃO DA OUTRO ERRO.

Qual será o motivo?