[firebase-br] Chave primária em ordem descendente

schiavor schiavor em uol.com.br
Qui Fev 23 11:17:33 -03 2006

Bom dia,

Tenho uma tabela onde são feitas vária inserções/consultas/exclusões, o total de inserções e remoções deve ser algo em torno de 200.000 por dia.

Esta tabela possui um campo código que é chave primária e esta ordenado de forma Ascendente, na consulta eu utilizo um select first, ou seja sempre vou estar pegando o menor código, ou o registro mais velho.
Preciso a partir de agora pegar o registro mais atual, modifiquei a consulta da seguinte forma:

select CAMPOS from TABELA where CODIGO = (select MAX(CODIGO) from TABELA)

Esta consulta fez com que houvesse uma grande perda de desempenho do sistema.

Uma alternativa a esta consulta seria utilizar:

select First 1 CAMPOS from TABELA order by CODIGO Desc

O que ao meu ver vai ter um desempenho infinitamente inferior

Pensei em alterar o índice da coluna chave primária (CODIGO) para Descendente ao invés de Ascendente. Com isto não seria necessário alterar minha consulta, porém não sei se o Banco de Dados vai perder desempenho na inserção. O que vocês podem me dizer sobre isto?

Grato pela atenção.

[ ]'s Rodrigo Schiavo