[firebase-br] RES: Programa para modelagem de dados

Edson T. Marques marques em oriontec.com.br
Qua Fev 22 17:38:26 -03 2006

Tem bem tempo que eu conheço esse DBDesigner.
Até onde eu sei tem uma porrada de problemas para usá-lo para FB. Tem a
questão dos DOMINIOS, que eu nunca soube como fazer. Implementar os
constraits de chaves estrangeiras (nos relacionamentos) já estabelecendo
on isert/delete/update também não sei como fazer e nem se tem jeito. A
engenharia reversa você pode esquecer. Perde-se muita coisa.
Essa ferramenta foi criada para MySQL. O criador dela nem trabalha mais
com essa empresa (a tal da FABFORCE). Parece que ele ficou mei magoado
com o pessoal mandando um monte de criticas para o prjeto (ler o
conteúdo de http://www.fabforce.net/forum/) aí ele saiu fora. Foi
trabalhar com a equipe do MySQL. Lá ele lidera um projeto chamado MySQL
Workbench, esse parece ser o DBDesigner intriceco no projeto MySQL.
Começou tudo do zero. Lançou alguns betas, tinha muito erro. Não sei
como está agora.

Infelizmente não conheço nenhuma ferramenta free para modelar BD. Eu sei
que o IBExpert Pro (http://www.ibexpert.com/) pode fazer modelagem. E é
bem baratinho e completamente compatível com FB. As outras opções como
ERWin, ERStudio possuem preços obcenos (pornograficos mesmo!) e nem são
tão boas asssim para se trabalhar com FB. Precisa de muia gambiarra e
conhecimento muito profundo para se montar um modelo no ERWin e gerar
completamente FB com tudo que tem direito.

É isso aí. Até mais.