[firebase-br] OFF-TOPIC: Delphi x Firebird obsoletos???

Otto ottofuch em terra.com.br
Ter Fev 21 21:06:08 -03 2006

1. "Antes de ser realizado este processo o cliente me consultou e eu passei
o meu ponto de
vista em relação à estrutura e em relação à consultoria, disse inclusive que
em determinadas questões era importante uma opinião de fora"
Desculpe minha franqueza, mas no meu entender,  seu grande erro foi este:
"era importante uma opinião de fora" - nunca deixe ninguém colocar a ponta
do pé na porta do seu cliente.
Há muitos anos, de comum acordo com um cliente meu, uma grande empresa de
navegação, um gerente da minha firma de consultoria, apresentando-se como
gerente financeiro do meu cliente, com a anuência do diretor da empresa
cliente com quem trabalhava, entrevistou contatos de empresa concorrente
durante muitas horas para obter valiosas informações -- do consultor
concorrente.

2 "mas isso não impediu o fato de despertar por parte deles um interesse por
este cliente".
É para isto é que eles estavam lá, uma maneira de entrar num cliente é
oferecer um diagnóstico a baixo custo.

3. "Resumindo, a consultoria não foi imparcial, foi totalmente tendenciosa,
ou seja, tentaram vender o peixe
deles." - faz parte da guerra, completando o item anterior.

4. "Dentre eles o que mais me deixou intrigado é que foi dito que a
estrutura
baseada em servidores linux com Firebird e o sistema desenvolvido em Delphi
são OBSOLETOS, principalmente o Delphi.". Perfeito para sugerir Oracle ou
SQL Server, com servidor Windows 2003 e tecnologia .NET da Microsoft.

5. Verifique quais as mudanças que houve recentemente nesta empresa, um
diretor novo, um assessor importante novo, um herdeiro que assumiu um cargo,
os consultores são cunhados de alguém importante dentro da empresa.
Abordagens desse tipo muitas vezes decorrem do fato de alguém de dentro
estar querendo ajudar alguém de fora ligado a ele, e a sua cabeça tem que
rolar para que isto possa ser feito.

6. Talvez a sua situação dentro da empresa tenha piorado, pelo fato de você
não ter um patrocinador muito bem colocado dentro da empresa e só falar com
alguém do segundo ou terceiro escalão.

7. "me ajudassem com mais argumentos na questão relacionada ao Delphi x
Firebird";
Mostre este email para a pessoa mais importante dentro da empresa, aquela
que de fato decide em última instância.
[]´s
Otto