[firebase-br] Ultimo Registro gravado

Rubem Nascimento da Rocha djpardalrocha em hotmail.com
Ter Fev 21 12:41:13 -03 2006

/*  Retorna todos os registros de uma tabela, onde cada registra teria uma
    coluna informando o número de ordem/seqüência na qual o registro foi
    incluído na tabela  */
  select (select count(t2.rdb$db_key)
            from <sua_tabela> t2
           where t2.rdb$db_key < t1.rdb$db_key) + 1 recno,
         t1.*
    from <sua_tabela> t1
order by t1.rdb$db_key

/*  Idem à consulta anterior, mas com o detalhe de listar do último registro
    incluído até o primeiro, i.e., em ordem descrescente de inclusão na
    tabela. FIRST 1 seria incluído opcionalmente para listar apenas a
primeira
    ocorrência do conjunto de dados, que seria no seu caso o último registro
    incluído na tabela  */
  select [first 1] (select count(t2.rdb$db_key)
            from <sua_tabela> t2
           where t2.rdb$db_key < t1.rdb$db_key) + 1 recno,
         t1.*
    from <sua_tabela> t1
order by t1.rdb$db_key desc

Sds.