[firebase-br] Dúvidas básicas...

Robson Dantas rdaguiar em superig.com.br
Seg Fev 20 15:04:20 -03 2006

Olá a todos da lista...

Queria saber algumas questões muito básica mesmo, mas que tenho dúvidas
encucadas na cabeça:

1. Assim que eu instalei o Firebird aqui, também instalei o DBExpert
Personal, eu não achei o arquivo GDB ou FDB que o DBExpert solicita,
tentei criar ele e não consegui, então tive que usar o IBO (foi mais
fácil). O Firebird procura esse arquivo ou não? cada programa chama seu
FDB ou GDB e o Firebird não controla nenhum arquivo desses?

2. No Delphi, qual o componente nativo do Firebird? Digamos que o
InterBase comece a ficar incompativel com o Firebird, e houver mudanças
no DBExpress, qual seria o melhor componente para usar sem se preocupar
com isso tudo?

3. Uso tanto o Linux como o Windows, preciso ter alguma preocupação
quanto a alguma alteração nestes dois ambientes?

Quando for responder, favor indicar o número da pergunta referente.

Agradecido

Robson