Re: [firebase-br] Comportando-se em listas de discussão

Otto ottofuch em terra.com.br
Sáb Fev 18 14:39:05 -03 2006

Sugiro ao colega Cantú de colocar o texto nas FAQs do site Firebase após
obter a devida autorização da fonte, que me parece ser Dicas-L.
[]´s
Otto

----- Original Message -----
From: "Wagner Teixeira" <wag_tei em yahoo.com.br>
To: "Firebase-br" <lista em firebase.com.br>
Sent: Saturday, February 18, 2006 12:05 PM
Subject: [firebase-br] Comportando-se em listas de discussão

Sorry pelo Off, mas acho que vai ajudar nesse momento de tantos offs
cometidos por alguns.

  Texto extraido integralmente da lista Dicas-L. Nunca é demais
relembrar alguma dicas de etiqueta em listas.

Comportando-se em listas de discussão
=====================================

Colaboração: Bruno Gola

Muito se fala de netiqueta, mas parece que ninguém da muita bola para
isso, principalmente em listas de discussão, fóruns ou em comunidades.

Vou dar algumas dicas que fui aprendendo participando destas listas e
comunidades e outras que aprendi lendo artigos espalhados pela
internet. Mas nada como aprender pela pior maneira, fazendo o que não
devia, ou seja, não "me comportando" hehehe.

É claro que as dicas que darei aqui não são gerais, ou seja, não são
válidas para todas as listas do mundo, existem listas e listas.
Algumas são mais exigentes, outras mais relaxadas. O que pretendo
passar é como não ser ignorado quando fizer uma pergunta e também como
não ser "chato" ao dar uma reposta.

Listarei aqui algumas dicas e no final darei alguns exemplos comuns de
pessoas que seriam facilmente ignoradas nas listas e como "corrigir" a
forma de perguntar.

- Ao perguntar qualquer coisa, mostre que você tentou resolver o
problema, mostre até aonde você conseguiu chegar, mostrar que você se
esforçou, muitas vezes anima alguém em te responder por estar
colaborando com alguém interessado.

- Mostrar interesse é outro ponto importante, ninguém está interessado
em ajudar alguém que se mostra pouco interessado com o seu próprio
problema, normalmente isso ocorre quando a pessoa esta tirando uma
dúvida sobre algo que precisa fazer para a faculdade ou trabalho. Por
mais que sua dúvida não motive você, aparente estar motivado à
resolve-lo.

- Seja educado. Nada pior do que abrir seus e-mails ou sua lista de
discussão e ler mensagens com "palavras de baixo calão" (leia
palavrão), ou alguém praticamente mandando a lista resolver o problema
para ele.

- Seja paciente, não poste a mesma pergunta várias vezes para a mesma
lista e nem em diversas listas. Não é só você que participa de várias
listas ao mesmo tempo, e ninguém gosta de receber várias vezes a mesma
pergunta.

- Colabore com os outros participantes também. O sistema de uma lista
é simples: um ajuda o outro. Portanto, um dia o outro ajuda o um. Não
deve funcionar como suporte técnico e sim como uma lista de discussão
(como o nome sugere).

- Se ninguém respondeu a sua pergunta, isso não é motivo para mandar
uma mensagem para a lista reclamando. Existem algumas causas para uma
pergunta ficar sem resposta. Você pode ter sido um "e-mala" (veja o
link no final), ninguém tinha ideia de como resolver o problema ou o
trafego na lista foi muito intenso e sua mensagem foi parar "lá em
baixo". Portanto, nestes casos, o certo é ter paciência e esperar.

- Poste sua mensagem aonde ela faz sentido. Por exemplo, não poste uma
dúvida especifica sobre o samba (servidor, não a música hehehe) numa
lista do debian, a não ser que a dúvida envolva samba + debian, mande
para uma lista que fala especificamente sobre samba. Esse tipo de post
também é conhecido como "Off-topic" (algo como "fora do assunto") e é
um dos mais odiados pelos administradores das listas e fóruns.

- Não coloque o e-mail da lista na sua lista de e-mails de amigos,
para evitar problemas, como por exemplo, quando você hablitar o
sistema de auto-resposta do seu email para seus amigos saberem que voê
está viajando, a lista não receber esse email também.

- Adicione o e-mail da lista no seu anti-spam (para não bloquear, é
claro!), para evitar que o pessoal da lista fique recebendo mensagens
do seu anti-spam pedindo para confirmar o envio do e-mail.

- Não envie uma mensagem para a lista perguntando: como eu paro de
receber os e-mails dessa lista? Ou: Por favor, descadastrem meu
e-mail! Normalmente no rodapé das mensagens vêm as informações
necessárias para fazer esse tipo de coisa. Em último caso, peça ajuda
apenas ao moderador da lista (em pvt).

- Assinaturas cheias de informações ou desenhos (ASCII) não levam a
nada, apenas mais lixo pra caixa postal dos membros da lista.

- O assunto da mensagem deve ser bem objetivo. Por exemplo, você quer
ajuda sobre um comando ywx, no assunto, não coloque AJUDEM-ME POR
FAVOR!, coloque algo como Uso do ywx. Mensagens com assuntos como o
primeiro tendem a ser ignoradas por não chamar a atenção do membro da
lista. Já o segundo assunto tende a ser observado, principalmente por
pessoas que conheçam bem o comando ywx.

- Use o português (ou ingls ou seja lá qual for o idioma falado)
corretamente, evite abreviações e erros gramaticais.

- Use o idioma certo na lista certa. Não adianta mandar mensagens em
português para uma lista onde só se fala alemão.

Resumindo, tenha bom senso, seja educado, seja claro, seja paciente,
tenha espirito colaborativo, lembre-se sempre de que as listas estão
lá porque tem gente colaborando, portanto não é um direito seu, e sim
um privilégio participar das listas.

Exemplo de mensagem