[firebase-br] Transações: como utilizar?

ibestvip zottissistemas em ibestvip.com.br
Seg Fev 13 07:50:45 -03 2006

Pessoal:
Tenho as tabelas: pedidos, itens, clientes, produtos, formaPgto, transportadoras, tabelapreco;
as tabelas são dependentes entre si na hora de fazer um novo pedido.
Minha pergunta é a seguinte: Abro uma nova transação e insiro um novo pedido, tenho que cadastrar um novo cliente, itens, talvez produtos, etc. como agir se já tenho uma transação aberta? ao dar um commit na tabela clientes ele fecha as outras tabelas e também a tabela pedido que estava em modo de inserção. A tabela clientes Eu necessitaria de que fosse commitada pois independente do pedido dar certo ou gerar erro, teria de ser gravado e não pertencer ao rollback do erro do Pedido.
Como resolver essa questão?
Abro uma nova transação, e dou commit ele não fechará a outra também?
A outra transação enxergará o novo registro?

Alguém tem uma luz de como devo Proceder.

Grato.

      Zottis Sistemas de Automação Comercial

      Delphi/PHP/Firebird/MySQL.
      (44) 3631-3643