[firebase-br] Contas a Pagar/Receber-Valor Atual

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Sex Fev 10 15:04:31 -03 2006

Entre usar uma SP e um campo calculado com UDF...

Eu sem duvida partiria para a SP Selecionavel... Com isso esse campo não
precisa nem sem uma campo da tabela, apenas um retorno da SP.

A solução com a UDF, o banco iria toda hora ficar calculando... a SP só qdo
o usuario quiser consultar..

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Edson T. Marques" <marques em oriontec.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, February 10, 2006 2:46 PM
Subject: [firebase-br] Contas a Pagar/Receber-Valor Atual

Olá pessoa, boa tarde.

Um negócio interessante que enfrento e não tenho um padrão algorítmico
para resolver é a questão das contas a pagar e receber. Do meu ponto de
vista, Conta a Pagar/Receber possui um atributo que é o Valor Atual a
ser quitado, ou seja, dado o valor original da compra, se existem
penalidades ou bonificações às quais o devedor está sujeito caso atrase
ou antecipe o pagamento então, o valor a ser quitado será recalculado
com o passar do tempo.
Nesse contexto, criar uma interface para se mostrar o débito total
atualisado de um devedor é uma situação bem trivial. No entanto, como o
requisito que eu tenho é o de mostrar em um grid as contas a receber de
todos os devedores com a data da compra, a data de vencimento, o valor
original e o VALOR ATUAL, entre outros, então eu tenho que efetuar os
cálculos de correção dos valores dos débitos para todos os registros.
Para resolver este problema estou pensando em duas possibilidades, uma é
criar um sp que deve ser disparado pelo programador antes de fazer a
consulta. Assim o campo VALOR ATUAL da tabela de contas a Receber é
atualizado baseado nas configurações do usuário que vão estar gravadas
em uma tabela de PARÂMETROS e quando o campo vier na consulta ele já vai
estar com o seu valor atualizado. A outra é criar uma UDF para aplicar
os parâmetros sobre o valor de compra e calcular o VALORATUAL sendo esse
um campo COMPUTED BY que chama a UDF.
Ambas são operações dispendiosas e não sei se estou no caminho mais
apropriado.

Gostaria de saber se alguem tem ou teve um problema semelhante e qual o
seu padrão para solucionar requisitos como essas. Qualquer comentário é
bem vindo.

Muito obrigado
Edson