[firebase-br] Object in use

Romulo Oliveira romulocpd em yahoo.com.br
Qui Fev 9 10:58:43 -03 2006

Amigos,

Estou criando um programa para importação de meu sistema onde a cada nova
versão ele criará o a estrutura do banco toda do zero e depois vai importar
da base antiga.

Só que tem momentos, nem sempre que o FB cisma de dar um erro Object in Use
TABELA.

Ex:

CREATE TABLE ESTADO
(EST_CODIGO INTEGER NOT NULL,
 EST_NOME VARCHAR(30),
 EST_SIGLA CHAR(2),
 CONSTRAINT PK_EST_CODIGO PRIMARY KEY (EST_CODIGO)
)

Blz, passa show.

Depios faço:

CREATE TABLE CIDADE
(CID_CODIGO INTEGER NOT NULL,
 CID_NOME VARCHAR(60),
 CID_ESTADO INTEGER NOT NULL,
 CONSTRAINT PK_CID_CODIGO PRIMARY KEY (CID_CODIGO),
 CONSTRAINT FK_CID_ESTADO FOREIGN KEY (CID_ESTADO)
   REFERENCES ESTADO (EST_CODIGO)
)

Tem horas que ele passa show.  Se executa separadamente no IBExpert vai
show, mas via Delphi tem horas que ele acusa:

ERROR:  can't update metadata system tables
Object in Use ESTADO

Que erro é este?  Estou dentroda mesma transação, vou ter que ir dando
Commit a cada comando?

Outra coisa que percebi. Faço um CREATE de uma tabela boba CATEGORIA
(CAT_CODIGO, CAT_dESCRICAO).  Logo aspos mando outro SQL (via ZeosLib)
fazendo um INSERT porém ele diz que a tabela nao existe.  Somente apos o
commit que ele deixa.

Vlw galera!