[firebase-br] Usuário do sistema x Usuários do Banco

Alisson arsuart em uol.com.br
Ter Fev 7 16:31:29 -03 2006

Eae Galera..

Eu jah desenvolvi meu sistema diretamente com usuarios no Banco...
e trabalho com Grants de acesso a cada tabela.. criando um dicionario de
dados pra mim..!!!!
assim tenho garantias de q sempre estarei barrando o usuario a um
determinado acesso....
Alem do mais.. meu usuario "MESTRE" tem como derrubar os outros usuarios
logados caso necessite fazer atualizaçoes de bancos.. e outros meios.. sem
correr riscos... achei bem mais tranquilo trabalhar assim....

Meu unico problema ainda esta sendo controlar os grants.. nas RDBs... e
alguns outros grants no banco de segurança.. pra q nao haja erros no momento
em q quero criar um usuario q tenha direitos de administrador..!!!!
mas isso jah tenho em mentes de como resolver... e quanto aos logs.. bem
mais simples.. como os colegas citaram... pois basta criar o trigger pra ser
disparado..

Abraços..!!!

"Fabrício Fadel Kammer"
<ffkammer em conchalnet.com.br> escreveu na
mensagem news:003101c62b31$c9790020$1b0aa8c0 em fabricio...
Salve galera!

Mais uma troca de experiências sobre programação Delphi com Firebird.

O controle de usuários do sistema, com as definições de permissões de
acesso, vocês fazem separadamente dos usuários do banco de dados e todo
mundo loga no banco como sendo o mesmo usuário do banco ou vocês criam,
para cada usuário do sistema, um usuário no banco de dados Firebird?

Eu hoje tenho o controle de usuários do sistemas separado dos usuários
do Firebird e todas as estações da rede logam no banco com o mesmo
usuário do banco de dados. Isso foi mais fácil para mim na época da
migração do sistema de Paradox para Firebird. Hoje estou pensando em
fazer uma atualização no sistema onde cada usuário interno do sistema
seria cadastrado como um usuário do banco de dados e eu deixaria de
utilizar o mesmo usuário para todas as conexões com o banco.

Gostaria de saber como os colegas da lista tem trabalhado com esse
controle de usuários.

[]s

Fabrício F. Kammer