[firebase-br] Indices.

Alisson arsuart em uol.com.br
Ter Fev 7 10:07:31 -03 2006

Outra Questao Galera..

Tenho as seguintes tabelas

Notas_Fiscais
Parcelamentos.

Nesta tabela de parcelamentos eu jogo todos os pagamentos q sao gerados pela
nota fiscal..
mas tenho um porem.... nem tudo cadastrado nesta tabela de parcelamentos eh
proveniente de uma nota fiscal...
posso ter de outro local...
ai eu fiz o seguinte..

nesta tabela de Parcelamentos, coloquei os campos chaves da nota fiscal...
Coloquei Foreign Keys.. mas nao coloquei o campo Not Null.. exatamente por
nem sempre provir da nota fiscal...
perfeito.. tudo esta rodando maravilha...

A chave da tabela de nota fiscal eh.. Nr. da Nota, Serie e Tipo....

quando quero fazer um select nesta tabela...de parcelamentos... escolhendo
apenas as parcelas que sao provenientes de uma nota fiscal...
eu faço...

Select * from parcelamentos
where Nr_nota = :Nr;

mas o real, seria passar a Serie e o Tipo tb.. pois sao chaves da minha
tabela de nota fiscal...
mas ai reparei o seguinte.. quando faço o select apenas com o campo nr
nota... ele busca pelo indice existente na tabela de parcelamentos.. que eh
o indice de Foreign Key...

Ai vem minha pergunta...

teria algum problema.. eu estar fazendo meu select usando apenas 1 dos 3
campos que compoem a chave estrangeira da tabela de Nota fiscal...??
poderia causar algum problema de performance nos meus selects quando tiver
esta tabela muito populada..???

Desde jah agradeço..!!!!