[firebase-br] Firebird x Linux

Otto ottofuch em terra.com.br
Seg Fev 6 19:13:34 -03 2006

A revista Linux PC Master (R$ 13,90) do corrente mês de fevereiro vem com um
CD contendo o Kurumin 5.1. O Kurumin 2.1 já é um tanto antigo. As versões
mais novas geralmente são mais fáceis de instalar e usar (em computadores
adequados).
Quando você não tem a facilidade de um CD butável, você pode criar um
disquete de instalação.
Você pode rodar o Kurumin 5.1 a partir do CD, ou instalá-lo no HD. A revista
traz um passo-a-passo ilustrado do processo de instalação.
Eu não sei onde você mora. No Rio de Janeiro a revista pode ser comprada em
bancas de jornais (aliás comprei numa banca em Piratininga, região oceânica
de Niteroi. O endereço da revista na internet é www.europanet.com.br
[]´s
Otto

----- Original Message -----
From: "Fernando Machado" <fm-sistemas em fm-sistemas.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, February 06, 2006 12:30 PM
Subject: [firebase-br] Firebird x Linux

Pessoal

Já são dois finais de semana que eu venho pedalando com esse tal de Linux.
Sinceramente eu pensei que era mais fácil. Eu só consegui instalar o Kurumin
2.x porque é o único que faz boot pelo Cd. Baixei o SuSE 9.x (o "x" quer
dizer que eu não lembro o número) esse não faz boot nem com reza braba.
Baixei o Kurumin 5.1 e também não faz boot pelo CD.
Será que tem alguma outra forma de instalar o Linux que não tenha que
primeiro criar o Fat pelo XP ou até mesmo instlar o XP para depois tentar o
Linux ?

Porém a duvida não é OT, pois depois de muito fuçar e baixar os pacotes no
Kurumin 2.x que é o que vem numa resvista e foi o único que eu consegui
instalar. E olha que eu Googlei, Googlei bastante, inclusive encontrei os
mesmos problemas meus enfrentados por outras pessoas, só que as soluções
apresentadas não foram efetivas.

Acontece que o FirebirdSS-1.5.3.4870-0.i686.tar.gz (se não errei nada)
depois de descompactar quando vou instalar ele diz que não encontrou o
editor "EX" - nas pesquisas google encontrei várias "soluções" que não
funcionaram. Inclusive mandaram instalar o tal de "VIM". Só que este depois
de desempacotar, quando vai instalar me diz que o compilador "C" (pelo que
eu entendi) não esta funcionando ou hablilitado e portanto tranca aí.

É que a máquina que está com o Linux não está conectada a internet, portando
eu baixava numa máquina com XP passava para o Pendrive e deste para o Linux.
Isso importa alguma coisa ?

Passei todo o final de semana entre o google e o linux é brincadeira.

Eu gostaria de saber se alguém saberia me dizer como instalar o Firebird
transpondo estes percalços ou até mesmo me indicar uma lista de Linux que eu
acho que estou precisando.

  []'s

Fernando