[firebase-br] Usuário do sistema x Usuários do Banco

Romulo Oliveira romulocpd em yahoo.com.br
Seg Fev 6 16:08:50 -03 2006

Exatamente.  Se o espertinho for direto na base vai se ferrar pois tudo sera
logado.  Mesmo que em meu contrato consta que somente alteracoes feitas na
base, via meu sistema, que terao garantia caso algum problema ocorra.  O
cliente esta mais q avisado.

"Fabrício Fadel Kammer"
<ffkammer em conchalnet.com.br> escreveu na
mensagem news:004801c62b4e$eaed1fd0$1b0aa8c0 em fabricio...
Boa tarde Edvaldo,

A idéia para auditoria é boa também, mas seria melhor se feita via
trigger, assim se o usuário tentasse alterar os dados por fora de seu
sistema ficaria logada essa informação tbm.

[]s

Fabrício F. Kammer

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br
[mailto:lista-bounces em firebase.com.br]
Em nome de Edvaldo (BOL)
Enviada em: segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006 14:30
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] Usuário do sistema x Usuários do Banco

A respeito deste assunto, eu tenho uma rotina que controla tudo e em uma
só
tabela.

Tenho uma tabela AUDITORIATABELA com os campos:

 TABELA VARCHAR(30), REGISTRO INTEGER , DATAHORA DATE, USUARIO
VARCHAR(20),
SERVICO CHAR(1), DADOS BLOB OU SUB_TYPE SIZE 80, HOSTNAME VARCHAR(30)

A rotina funciona da seguinte forma:

Inclusão:

Tabela : CLIENTE
Registro: Código da chave primária ou alguma identificação única do seu
registro.
Data Hora: Data e hora da inclusão do registro.
Usuário: Usuário que está incluindo o registro.
Serviço: I - Inclusão
Dados: Não é necessário colocar nada, pois se eu estou incluindo para
que
ter valores na tabela de clientes e na tabela de LOG.

Alteração:

Tabela: CLIENTE
Registro: Código do registro que esta sendo alterado
Data Hora: Data hora da alteracao do registro
Usuário: Usuário que está alterando
Serviço: A - Alteração
Dados: Faço um for nos campos do meu formulário verificando o valor do
registro anterior e do atual e gravo nesta tabela somente os campos que
foram alterados.
Exemplo: Se antes o valor do campo NOME = JOAO e foi alterado para NOME
=
PEDRO. Armazeno no campo DADOS = NOME = JOAO. Na minha tela atual estará

PEDRO e o que tinha anteriormente JOAO.

Exclusão:
Tabela: CLIENTE
Registro: Código do registro que esta sendo excluído
Data Hora: Data hora da exclusão do registro
Usuário: Usuário que está excluindo.
Serviço: E - Exclusão
Dados: Agora sim eu coloco todas as informações referente a exclusão

NOME= HÉLIO DA SILVA
CPF=011.234.323-43
RG=5.332.465-1
e demais campos da tabela de cliente.

Atualmente utilizo CachedUpdate, isto me possibilita saber o valor do
campo
anterior e atual antes de salvar o mesmo. Mas creio que há muitas outras

maneira de se compara o que está alterando para armazenar somente o que
está
sendo alterado, isto dispensa e muito a utilização de espaço em disco.

EDVALDO.