Re: [firebase-br] Façam um programador feliz...

Sex Fev 3 11:53:22 -03 2006

O FireBird faz o envio de campos blobs separados do Select.

Blobs utiliza um protocolo próprio, muito pesado por sinal.

Sempre que possível, não utilize os blobs, pois esmo que eles tenham 1 byte
gravado, ele utilizará diversas "trocas" de informações entre o servidor e o
aplicativo.

Dependendo do tipo de informações, faça com que o banco converta o blob em
Varchar e utilize este "campo calculado" no aplicativo, verá um grande ganho
de desempenho. Só que este campo será "somente para leitura", se precisar
alterar este campo, pode-se "escrever manualmente" um update para o blob.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - Pr