[firebase-br] Modelagem de Dados, qual o melhor?

Otto ottofuch em terra.com.br
Qui Fev 2 17:13:07 -03 2006

MER não sei o que. DFD (Data Flow Diagram - Diagrama de Fluxo de Dados) foi
o começo, no tempo em que a programação estruturada estava no auge, e
pontificavam os gurus Chris Gane, Tom de Marco, Larry Constantine, Yourdon e
muitos outros.
Isto foi antes da era da orientação para objetos. Os gurus desta abordagem
segregados em vários grupos (James Rumbaugh e turma, Ivar Jacobson e turma,
Grady Booch e turma, e mais uma turma que eu acho foi a de Stephen Mellor)
unificaram suas técnicas e tecnologias e criaram as ferramentas UML de
especificações (Universal Modelling Language - Linguagem Universal de
Modelagem). A ferramenta preferida era a Rational Rose, que hoje pertence à
IBM e provávelmente tem outro nome.
Algumas coisas do movimento estruturado e DFD estão escondidas dentro da
UML.
Um estudo feito há algum tempo publicado em importante revista da ACM
(Association of Computing Machinery) chegou à conclusão que por ora a UML é
muito elogiada mas pouco usada.
Uma ferramenta é uma ferramenta, ela não substitui o artesão.
A melhor ferramenta está dentro da cabeçca de cada um.
[]´s
Otto