[firebase-br] View com ORDER BY

Romulo Oliveira romulocpd em yahoo.com.br
Qui Fev 2 10:41:10 -03 2006

Ivan,

Você tem razão, eu concordo com vc.  Só que no meu caso estou com alguns
clientes que são bem usuários mesmo.  Os caras são grandes empresas mas que
o cara de informática deles é um sobrinho do dono que sabem muito mau usar o
Word. (Cidade pequena é fogo).

Então estes caras são muito enjoados e querem sempre pequenas coisinhas.
Meu sistema ta todo em Stored Procedure e View.  Se o cara quiser alguma
alteração eu não quero alterar o sistema pois poderá afetar a outros
clientes.  Então eu crio um controle interno de alterações em storeds por
cliente e qualquer customização eu faço direto na base para nao mexer no
sistema.  Estou tendo grandes resultados trabalhando assim.

Ex.  Tenho um cliente que tem controle de patrimonio dos equipamentos da
fábrica (fábrica de artefatos de cimento).  O campo NUMERO PATRIMONIO
VARCHAR(40) teoricamente seria sequencial, mas o cara vira e mexe e quer
mudar tipo DEPARTAMENTO + NUMERO.  Dai vou na Stored no banco dele e mudo
esta forma de gerar a codificacao.  Pronto! atendi o cara e os outros
clientes.

Claro que desta forma eu tenho um trabalho maior pra controlar as alteracoes
na estrutura do banco, mas isso é mais tranquilo.  E justamente por isso
queria views ordenadas. Pois praticamente pra cada consulta no meu banco eu
crio uma view, pra nao fazer JOINS desnecessarios.

Ex:

VW_PRODUTOSBUSCA
VW_PRODUTORELATORIOMOVESTOQUE

VW_OBRA
VW_OBRARELATORIOCUSTO

Cada view desta tem seus JOINS e pra polpar o banco e ganhar performance eu
semrpe procuro fazer os joins que sao realmente necessarios.

Abraços!
Romulo
"Ivan L. Seibel" <ivanseibel em gmail.com>
escreveu na mensagem news:3f2e2a5d0602020354m412bba46j em mail.gmail.com...
Entendi Romulo,

Mas no meu ponto de vista, a view deveria ser uma estrutura fixa.
Considerando que vc pode aplicar o order by "sobre" a view e não "na" view
lhe dá mta flexibilidade.

O fato de ter que atualizar a view a todo momento dispende um controle maior
porque a view X pode servir para determinado formulário, mas já não serviria
para outro q precisa de ordenação diferente. Na prática, eu não vejo outra
forma senão a de controlar via scripts de atualização que teriam sempre que
ser homologados pelo responsável do desenvolvimentou ou pelo DBA.

Trabalhando com uma view sem order by, você poderá utilizá-la em qualquer
situação apenas aplicando o select sobre ela da forma que lhe convier.

Imagino que sua sistemática de trabalho deva ter surgido de alguma
necessidade específica e por isso não a estou questionando, só quero colocar
meu ponto de vista sobre "Uso de Views".

Sem mais, desejo uma excelente manhã de trabalho à todos.

--
[]'s,

Ivan L. Seibel
Analista/Desenvolvedor
Linux User nr #88493

Em 02/02/06, Romulo Oliveira
<romulocpd em yahoo.com.br> escreveu:

> [...]
> ordenação de alguma consulta.  Ao inves de criar parametros diversos ou
> ter
> que recompilar o programa, pois teria que ir lá no DataSet e mudar o ORDER
> BY, eu vou no banco e mudo.  Com isso atendo a necessidade sem mudar nada
> no
> programa.
>
> No meu caso é uma ajuda e tanto!  Eu tenho 50 tabelas e umas 80 views.
>
> Abraços!
> Romulo
>
> "Ivan L. Seibel" <ivanseibel em gmail.com>
news:3f2e2a5d0602011204n66515ffdq em mail.gmail.com...