Re: [firebase-br] Mudar COLLATE NONE para PT-BR é possível ?

Gastão Junior gastaojunior em gmail.com
Qua Fev 1 22:33:13 -03 2006

Jair, essa informação não é verdadeira.

Faça o seguinte teste:

DDL do banco de dados:
SET SQL DIALECT 3;
SET NAMES WIN1252;
CREATE DATABASE ':C:\TESTE.FDB'
USER 'SYSDBA' PASSWORD 'masterkey'
PAGE_SIZE 4096
DEFAULT CHARACTER SET WIN1252;

CREATE DOMAIN STRING50 AS
VARCHAR(50)
COLLATE WIN_PTBR;

CREATE TABLE TESTE (
    CAMPO1  STRING50
);

CREATE INDEX TESTE_IDX1 ON TESTE (CAMPO1);

Registros:

INSERT INTO TESTE (CAMPO1) VALUES ('gastao');
INSERT INTO TESTE (CAMPO1) VALUES ('gaStao');
INSERT INTO TESTE (CAMPO1) VALUES ('gastão');
INSERT INTO TESTE (CAMPO1) VALUES ('gastÃo');

Select de busca:
select * from teste where campo1 = 'gastao'
select * from teste where campo1 like 'gast%'

Os dois selects acima trazem todas as 4 linhas. Inclusive utilizando o
igual. Ou seja. Perfeito! Mas isso, é claro, precisa estar utilizando a
versão modificada do firebird. O desenvolvedores do collate fazem uma
observação sobre isso que diz que "Os collates são armazenados no arquivo
..\intl\fbintl.dll, sendo assim você só precisaria deste arquivo para os
collates funcionarem, mas decobrimos uma limitação do FB (O FB/IB não
utiliza os Collates nos comandos Like, Starting e Contaning) que impede a
completa utilização dos mesmos, sendo assim recompilamos o FB com algumas
pequenas alterações, que removem provisoriamente esta limitação para os
collates PTBR. Como está versão não é oficial, a sua utilização e por sua
conta e risco, não nos responsabizamos por problemas ou incompatibilidades
futuras."

É isso!

Abraços