[firebase-br] RES: Performance no Linux

Jair Roberto Silva jair em microflex.com.br
Qua Fev 1 19:38:35 -03 2006

Ok, pessoal. Ainda não testei nada do que foi sugerido, pois o servido
fica em um cliente, mas deixa ver se entendi:

1) É importante restaurar o banco usando o servidor FB já instalado no
Linux.

2) O problema da lentidão pode estar relacionado com a utilização do
ambiente gráfico no Linux. Neste ponto devo relatar que o servidor não é
utilizado localmente (não possui nem monitor). Ele simplesmente é
iniciado. Ninguém faz login diretamente nele. Mesmo assim, pelo que
entendi, é preciso desabilitar a utilização do ambiente gráfico na
instalação do servidor, mesmo que ninguém faça login local nele. É isso?

Neste caso aproveito para fazer uma breve enquete: alguém da lista usa
FB num Linux com modo gráfico ativado? Se sim, já percebeu queda de
performance em relação ao Windows?

3) O problema também pode estar relacionado ao uso do Kurumim, que não é
configurado especificamente para trabalhar como servidor. Neste ponto
também devo lembrar que o Kurumim só foi instalado porque percebemos
essa queda de performance no Conectiva (última versão disponível no
final de dezembro passado, 9 ou 10, não estou bem certo). Sendo assim eu
gostaria de esclarecer se o Conectiva também tem limitações como
servidor? Pegunto porque estou quase certo de que ele não é derivado do
Slackware e nem do Debian, sugeridos pelo Ivan?

4) Não estou certo sobre a versão do Firebird instalado. Vou me
certificar de que é a NPTL.

5) Há alguma dica específica em relação à configuração de gateway e
proxy? Qualquer informação é bem-vinda.

Muitíssimo obrigado a todos que estão colaborando.

Um abraço,
Jair Roberto Silva