[firebase-br] Banco de Dados Firebird ???

Anderson - EasyBit anderson em easybit.com.br
Qui Dez 28 18:07:36 -03 2006

Fala NilGolv, blz?

Amigão,

Um pressuposto para fazer o relacionamento é a
existência das chaves primárias, o que acredito
que você já tenha feito pelos campos ID
abaixo.  Se você não tiver criado as primary
keys, pode criá-las pelos comandos abaixo:

alter table CLIENTE add constraint PK_CLIENTE primary key (ID)
alter table HISTORICO add constraint PK_HISTORICO primary key (ID)
alter table BAIRRO add constraint PK_BAIRRO primary key (ID_BAIRRO)
alter table CIDADE add constraint PK_CIDADE primary key (ID_CIDADE)

e para fazer o relacionamento (criação de chaves secundárias, "foreign keys"):

Histórico X Cliente

alter table HISTORICO add constraint
REL_CLIENTESHISTORICO foreign key (ID_CLIENTE)
references CLIENTE (ID) on update no action on delete no action;

Cliente X Bairro

alter table CLIENTE add constraint
REL_BAIRROCLIENTE foreign key (BAIRRO) references
BAIRRO (ID_BAIRRO) on update no action on delete no action;

Cliente X Cidade

alter table CLIENTE add constraint
REL_CIDADECLIENTE foreign key (CIDADE) references
CIDADE (ID_CIDADE) on update no action on delete no action;

Nas linhas acima, a parte em minúsculas são
comandos SQL e a parte em maiusculas (exceto nos
nomes de campos e tabelas) são nomes que eu dei
para as chaves e relacionamentos, estes você pode mudar caso queira.

Eu não testei aqui, espero que de certo. Qualquer
problema se vc quiser me passar seu script em private eu posso tentar ajudar.

Abração,

Anderson