[firebase-br] Acesso as tabelas de sistema

marlon david de souza marlon em sysmo.com.br
Qui Dez 28 12:32:40 -03 2006

Boa tarde a todos,

  Referente ao problema descrito em e-mail anteriores, descobri que é possível
consultar os dados das tabelas de sistema sem precisar informar o usuário e a
senha do banco usando o utilitário "isql". Exemplo:

[teste$teste /] /opt/firebird/bin/isql 192.168.3.11:/usr/dados/teste.fdb
Database:  192.168.3.11:/usr/dados/teste.fdb
SQL> select first 2 * from rdb$dependencies;

RDB$DEPENDENT_NAME              RDB$DEPENDED_ON_NAME            RDB$FIELD_NAME
RDB$DEPENDENT_TYPE RDB$DEPENDED_ON_TYPE
=============================== ===============================
=============================== ================== ====================

TRG_TRSMUN01_DTM_BEFINS         TRSMUN01                        DTM
2                    0
TRG_TRSMUN01_DTM_BEFUPD         TRSMUN01                        DTM
2                    0

SQL> select * from GCEDEP01;
Statement failed, SQLCODE = -551

no permission for read/select access to COLUMN COD
SQL> exit;
[teste em teste /]$

Observações:
- Não foi utilizado o usuário "root".
- O IP informado é referente a própria máquina.
- A versão do FB é 1.5.2 SS.
- O mesmo acontece na versão para Windows.