[firebase-br] Semantica de Campos ?

P@ULO paulo em sjudas.com.br
Qui Dez 28 09:53:58 -03 2006

Renan de Oliveira escreveu:

> eu utilizo de forma semelhante, porém descarto o "de", "ou", etc

Eu não descarto por que em alguns casos eu uso a informação diretamente
do banco para preencher um grid e dai eu não tenho nem a preocupação com
o preenchimento do cabeçalho do mesmo.

SELECT RDB$FIELD_NAME FROM RDB$RELATION_FIELDS WHERE RDB$RELATION_NAME =
'PEDIDOS_DE_VENDA' ORDER BY RDB$FIELD_NAME

SELECT * FROM PEDIDOS_DE_VENDA WHERE SEQUENCIAL = ????

Com essas duas instruções e mais umas 5 linhas em delphi
eu crio um grid com 25 colunas bem explicadinhas
e mesmo o usuário final entende perfeitamente:

PS: antes de preencher o grid eu retiro o _