[firebase-br] Semantica de Campos ?

Magnun Oliveira magnun_magnun em hotmail.com
Qua Dez 27 10:37:43 -03 2006

Exatamente. O q é bom pra vc talvez seja bom pra mim e nao pra outro.  O que
conta e a adequação com o grupo de trabalho na empresa.

----Original Message Follows----
From: "Rodrigo A. de Freitas" <rodrigo em solucoeseinformatica.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Subject: Re: [firebase-br] Semantica de Campos ?
Date: Wed, 27 Dec 2006 10:28:57 -0200 (BRST)

Vou dar o meu pitaco: Na minha opinião, esse negócio de padronização das
nomenclaturas varia de empresa para empresa. Você hoje está acostumado a
seguir um padrão, amanhã muda de empresa e eles tem as próprias regras que
você deve seguir...

Na minha empresa, por exemplo, adotamos a seguinte estrutura:

prefixo + '_' + tabela ['_' + tabela filha]

O prefixo identifica o módulo principal do sistema onde a tabela é usada.
o sufixo tabela filha serve para amarrar tabelas dependentes. Ex:

RH_FUNCIONARIO
RH_FUNCIONARIO_CARGO
RH_FUNCIONARIO_CONTAS

Pros campos de chave primária, utilizamos sempre 'CODIGO', e nas tabelas
com foreign key o campo é declarado como COD_[tabela de origem]. Ex:

RH_FUNCIONARIO - CODIGO (PK)

Outras tabelas com referência - COD_FUNCIONARIO (FK).

Mas é como eu disse, isso é prático para nossa empresa, o que não
significa que seja ideal para todo mundo.

[]'s

Rodrigo A. de Freitas
Análise & Desenvolvimento

Soluções & Informática