Re: [firebase-br] Há limites no número de campos de uma tabela

Welson Avelar welson_avelar em yahoo.com.br
Dom Dez 24 01:47:36 -03 2006

--- Fernando Reis Guimarães escreveu:
> Depende, as veses pode estar normalizada sim....
> Já vi um banco de dados na CEMIG em access que tinha 120 campos e estava
> normalizadinho até me parece a 4 forma....
>
> Agora tomem cuidado com essa %@%@#$ de normalização, as veses pode ser
> melhor não normlaizada totalmente pois ficaria mais rápido o bd, não
> precisaria fazer tanto joins....
>
> Parece brincadeira mais não é, veja está página
> http://desciclo.pedia.ws/wiki/POG
> La fala de uma zuando mas é verdade muita normalização pode deixar o banco
> mais lento que uma tartaruga de tres pernas...
>
> heheheh
[--x--]

[Welson] Pura verdade mesmo. Fora que alguns sistemas podem ser sazonais. Dou
exemplo. Na universidade em que estudo, lá tem um sistema online pra matrícula,
consulta de notas, entre várias outras funcionalidades acadêmicas.
Em início de período ele sempre está desnormalizado, porque o acesso é
constante e muitas conexões. Sendo assim, pra gerar um resultado mais rápido,
ele é desnormalizado. Passando esse período, um sistema criado aqui mesmo
normaliza o banco, e tudo volta ao "normal".
Sendo assim, ter um banco estritamente normalizado ou não depende sempre do
projeto. Pode ser que alguns módulos devam ser desnormalizados e outros não. Eu
vejo esse necessidade mais em sistemas web. Mas... nunca se sabe. ^^

[]s.

'O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.'
Martin Luther King.
Welson de Avelar Soares Filho
Analista/Programador Delphi
Gemini Sistemas