[firebase-br] Acesso as tabelas de sistema

marlon david de souza marlon em sysmo.com.br
Sex Dez 22 07:01:29 -03 2006

  Certo.

  Eu tenho o Firebird 1.5 instalado em uma máquina em que existe registrado
somente o usuário SYSDBA. Faço então um programa em Delphi para se conectar
em uma base dessa máquina, porém, não informo o usuário e a senha de conexão
(componente TSQLConnection, propriedade LoginPrompt=false). Com esse
componente, eu me conecto com a base, no entanto não consigo consultar os
dados. Até ai tudo bem. No entanto eu posso consultar os dados que residem em
todas as tabelas de sistema (RDB$). Por causa disso, torna-se muito fácil
alguém consultar toda a estrutura da base de dados, bem como ver o código
fonte das SP e Triggers.
  Agora eu pergunto. Está correto isso? Qual é o motivo do FB permitir isso?
(obs: em outros SGBD isso não acontece).