[firebase-br] Upper Case

Welson Avelar welson_avelar em yahoo.com.br
Qui Dez 21 10:26:29 -03 2006

--- Mariana escreveu:
> Prezados amigos ....
>
> Estou montando um select e preciso utilizar o Upper Case, pois é uma busca em
> um campo de descrição.
>
> Fiz da seguinte forma:
> AND (SO.OBS LIKE upper('%correcao%') or FS.OBS LIKE upper('%correcao%') )
>
> Mas traz resultados diferentes se a pessoa digita a palavra que quer procurar
> em maiúsculas ou minúsculas.
>
> Tentei fazer o upper no campo ao invés do parâmetro, mas ocorre um erro
> porque os campos são do tipo BLOB.
>
> Alguém pode me ajudar em como posso resolver este probleminha??

> [...]
[--x--]

[Welson] Mariana, dando uma pesquisada na net, encontrei isso:

"Você precisa transformar para UPPERCASE (maiúculas) os campos texto?
Você pode usar a função interna UPPER() em VARCHAR, mas não no Blob. (também
o CAST, MIN e MAX, que não podem ser usados em campos Blob)"

Ou seja, o que você precisa, não pode ser feito. Mas eu também não consigo
pensar em uma solução pra você. -_-
Uma que provavelmente você não vai querer é passar o conteúdo desse campo pra
outro (do tipo VarChar) e aí sim fazer o que precisa.

Retirado de: <http://www.comunidade-firebird.org/cflp/downloads/CFLP_T012.PDF>

[]s.

'O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.'
Martin Luther King.
Welson de Avelar Soares Filho
Analista/Programador Delphi
Gemini Sistemas