[firebase-br] Ajuda com Lock confict

Marcelo Barby mib em teorema.inf.br
Seg Dez 18 16:57:20 -03 2006

Pessoal,

            Tenho uma situação chata em um cliente que me incomoda a algum
tempo, é o seguinte:

            Meu Cliente tem 2 estações caixa, para 2 empresas diferentes, 2
ECF’s, uma para finalizar vendas de itens, e a outra pode finalizar itens e
serviços, o fechamento acontece mais de 100 vezes ao dia, mas em alguns
dias, e não é sempre, ocorre o erro “lock conflict on no wait transaction,
deadlock, update conflicts, with concurrent update” o, detalhe é que o
fechamento muda uma situação apenas de tabela e todo o processamento é feito
no banco de dados através de procedures e o fechamento pode acontecer ao
mesmo tempo nas 2 máquinas para um mesmo cliente.

            Agora gostaria de saber como posso descobrir em que ponto da
minha procedure que é extensa e promove várias alterações e inserções no
banco de dados este erro está ocorrendo, já que a mensagem é muito vaga e
não me dá margem de identificar o problema, se posso inserir algum tipo de
exception para me dar mais detalhes ou se há algo que posso modificar no
processo, já varri todas as procedures e não consegui identificar o maledeto
e como o erro ocorre eventualmente é pior ainda, gostaria de identificar em
que linha ou em que procedure ele ocorre, já que uma pode chamar outra.

            Grato por qualquer auxílio.

            Marcelo I. Barby

            Analista de Sistemas

            Teorema Informática