Último Off: Re: [firebase-br]Usar também um Wiki no Firebase

Otto Fuchshuber ottofuch em terra.com.br
Seg Dez 18 11:02:58 -03 2006

Concordo, mas vou terminar com mais um off-topic, abordando um assunto que
depende totalmente de decisão a favor ou contra do colega Carlos Cantú.
Por necessidades numa outra lista, comecei a pesquisar Wiki engines, e me
fixei no MediaWiki, que é um dos dois descritos no livro Wiki Web
Collaboration (Anja Ebersbach, Markus Glase, Richard Heigl, editora
Springer, 2006. Não só descritos, mas com verdadeiros passo-a-passo de como
instalar, usar, e administrar. O outro Wiki engine descrito detalhadamente é
o TWiki.
O MediaWiki exige que estejam instalados o Apache (ou talvez outro servidor
de web) , o MySQL (hi, sujou) e o PHP. Para ambiente Windows pode ser usado
o XAMMP que instala estes componentes no Windows.
Será que sujou mesmo?
A nossa missão seria substituir o MySQL pelo Firebird, já que também é
acessável pelo PHP. O MediaWiki foi desenvolvido em PHP.
Mas qualquer Wiki engine server. Os acima mencionados são open source,
existem outros open source, e existem os pagos, à vontade do frequês.
Com um FirebirdWiki ou FirebaseWiki, muito assunto poderia ser tratado de
maneira colaborativa, evitando emails pra cá, emails pra lá tornando difícil
o que com um Wiki é mais fácil.
O MediaWiki é o engine usado pela WikiPedia
[]´s
Otto