[firebase-br] Cliente servidor

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Sáb Dez 16 23:11:09 -03 2006

Wainer escreveu:
> 5-que tipo de problemas estou arrumando para minha cabeca.

Em geral terá baixa performance além de estar dependente da existência
de conexão com a internet. Se não tem um link dedicado e o sistema é
de missão crítica, essa estrutura merece ser repensada.

O melhor caminho em minha opinião é distribuir a aplicação em camadas,
deixando todo o processamento no servidor. Se a turma é iniciante terá
que estar disposta a estudar um pouco. Se estiver interessado em
aprender mais sobre desenvolvimento em multi-camadas em Delphi, sugiro
que leia algum livro sobre o assunto. Esse por exemplo (se conseguir
encontrá-lo): http://www.planetanews.com/produto/L/29665

Há também um grupo no yahoo sobre o assunto: NDDV em yahoogrupos.com.br.
O pessoal é bem participativo, mas atente poar ao fato de o grupo
focar a discussão no BSS (Borland Socket Server), portanto se quiser
conhecer (e é bom que conheça) outras tecnologias como COM+ e SOAP
será necessário buscar informação complementar em outras fontes.

Precisa mesmo migrar a aplicação para multicamadas? Não necessariamente.
Há muitos relatos nas mensagens antigas da lista sobre experiências
bem sucedidas de acesso remoto ao Firebird, em estrutura
cliente/servidor, com o uso do ZebeDee
(http://www.winton.org.uk/zebedee/).

Abraço!
Jeferson Oliveira