Re: [firebase-br] Segurança do firebird

Otto Fuchshuber ottofuch em terra.com.br
Qui Dez 14 19:49:25 -03 2006

A segurança de um tanque de guerra (carro de combate) é feita pela
infantaria (soldados a pé). Se algum inimigo conseguir chegar perto do
tanque, ele pode colocar uma pedra nas engrenagens do tracionamento das
esteiras, o que deixa o tanque paralizado. Depois é só jogar uma granada
pela escotilha.

A infantaria nas empresas é representada pelos controles internos. Um
servidor de rede e de banco de dados deve estar num quarto de difícil
acesso, trancado, e sem letreiros indicando o que funciona lá. Pode até
funcionar sem teclado, mouse, monitor, drives de disquete ou cd, portas
paraleas ou seriais. Apenas as saidas de cabos.

Pontos de acesso ao cabeamento da rede também deve estar protegido contra
acesso físico.

Assim ir até o servidor fica impossível. Desenvolvimento e produção devem
estar em máquinas diferentes, e a transferência da área de desenvolvimento
deve ser controlada. O pessoal de desenvolvimento não deve ter acesso aos
dados de produção, só a dados de teste.

A responsabilidade pelos dados não é dos desenvolvedores, e sim do pessoal
da empresa.

[]´s
Otto