[firebase-br] Problemas com GroupBy e campos calculados

Welson Avelar welson_avelar em yahoo.com.br
Qui Dez 7 16:39:39 -03 2006

--- Caio Oliveira escreveu:
> O Jeferson tem razão Welson, não havia percebido que ele estava fora do
> SUM; modifique a posição dele para 11 e acrescente 11 no group by que
> deve funcionar.
>
> abraços
[--x--]

[Welson] Obrigado Caio e Jeferson pela ajuda. Consegui resolver passando a
posição na lista de "select", conforme indicado pelos amigos.
Ficou assim no final:

SELECT
   p.matriculacliente,
   p.nomecliente,
   cl.cepcomercial,
   cl.cepresidencial,

   SUM(prf.valormensal),

((a.receitasoperacionais-(a.materiaprima-a.outroscustosvariaveis)-a.custosfixos)-a.amortizacaodividas)
      AS disponibilidade_soma,

   p.rendaliquidamensal,

   (p.rendaliquidamensal * 0.3) AS disponibilidade_multiplicacao,

   (p.idpab) AS pab,

   CASE p.moradia
      WHEN 0 THEN 'Propria'
      WHEN 1 THEN 'Alugada'
      WHEN 2 THEN 'Cedida'
      WHEN 3 THEN 'Outros'
   END AS Moradia,

   CASE p.grauinstrucao
      WHEN 0 THEN '1o. grau incompleto'
      WHEN 1 THEN '1o. grau completo'
      WHEN 2 THEN '2o. grau incompleto'
      WHEN 3 THEN '2o. grau completo'
      WHEN 4 THEN 'Superior incompleto'
      WHEN 5 THEN 'Superior completo'
   END AS GrauDeInstrucao,

   CASE p.tiponegocio1
      WHEN 0 THEN 'Fixo'
      WHEN 1 THEN 'Serviço à domicílio'
      WHEN 2 THEN 'Ambulante'
      WHEN 3 THEN 'Feirante'
      WHEN 4 THEN 'Outros'
   END AS TipoDeNegocio

FROM
   tbpesquisas p, tbpesquisarendafamiliar prf, tbapresentacoes a,
   tbclientes cl, tbcontratos ct

WHERE
   (cl.idcliente = a.matriculacliente)
   AND (cl.idpab = a.idpab)
   AND (a.matriculacliente = p.matriculacliente)
   AND (a.idpab = p.idpab)
   AND (p.matriculacliente = ct.matriculacliente)
   AND (p.idpab = ct.idpab)
   AND (prf.idpesquisa = p.idpesquisa)
   AND (prf.idpab = p.idpab)
   AND (ct.dataassinaturacontrato >= '01.09.2004')
   AND (ct.dataassinaturacontrato <= '30.09.2006')

   GROUP BY 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

Valew ae minha gente. Um forte abraço. ^^

'O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.'
Martin Luther King.
Welson de Avelar Soares Filho
Analista/Programador Delphi
Gemini Sistemas