[firebase-br] Capacidade do Firebird

Miguel miguel em franca.sp.gov.br
Qui Dez 7 15:02:55 -03 2006

O grande problema que vejo em relação a migrações desse tipo é a linguagem
SQL. o Sql Server usa a linguagem T-SQL enquanto o firebird usa a PSQL.
Tive (e estou tendo) problemas com isso especificamente nas consultas do
like.
No sql Server vc consegue fazer algo do tipo:

Select codigo, nome
from clientes
where nome like '%Jo[sz][ée]%'

esse tipo de clausula retorna Jose, José, Joze e Jozé.. ou seja, existe uma
especie de array na letra [sz] onde pode ser qualquer caracteres que estiver
entre os "[]".. Isso eu uso muito em meus sistemas e em Firebird ainda não
consegui desenvolver uma UDF a contento ou resolver de forma a não perder
essa funcionalidade de nossos aplicativos.

Esse exemplo é especifico do like. Aqui tive outros (muitos) problemas na
migração. Questões como tipo de dados, formatação de campo de tabela,
selects entre bancos e tabelas diferentes (que o Cantu cansou de dizer que
num sabe qdo vai ser possivel, mas que uso praticamente em todas as telas de
todos os nossos aplicativos), entre outros...

Enfim, dependendo de como vc faz as suas selects no seu fonte, tome o
cuidado de efetuar testes minuciosos. Parece bobeira mas, um simples TOP
(Sql Server) para First(Firebird) gerou um desgaste (até saber que havia
essa diferença).

De resto, boa sorte.

Abraços