[firebase-br] Problemas com GroupBy e campos calculados

Welson Avelar welson_avelar em yahoo.com.br
Qua Dez 6 10:32:36 -03 2006

Olá migos, tudo bem !?
Estou tentanto executar a seguinte query:

SELECT p.matriculacliente, p.nomecliente, p.moradia, cl.cepcomercial,
cl.cepresidencial, SUM(prf.valormensal),
((a.receitasoperacionais  - (a.materiaprima - a.outroscustosvariaveis ) -
a.custosfixos ) - a.amortizacaodividas ) AS disponibilidade, p.grauinstrucao,
p.tiponegocio1, p.rendaliquidamensal,
(p.rendaliquidamensal * 0.3) AS disponibilidade, (p.idpab) AS pab,
FROM tbpesquisas p, tbpesquisarendafamiliar prf, tbapresentacoes a, tbclientes
cl, tbcontratos ct
WHERE
   (cl.idcliente = a.matriculacliente)
   AND (cl.idpab = a.idpab)
   AND (a.matriculacliente = p.matriculacliente)
   AND (a.idpab = p.idpab)
   AND (p.matriculacliente = ct.matriculacliente)
   AND (p.idpab = ct.idpab)
   AND (prf.idpesquisa = p.idpesquisa)
   AND (prf.idpab = p.idpab)
   AND (ct.dataassinaturacontrato >= '01.09.2004')
   AND (ct.dataassinaturacontrato <= '30.09.2006')

GROUP BY p.matriculacliente, p.nomecliente, p.moradia, cl.cepcomercial,
cl.cepresidencial, p.grauinstrucao, p.tiponegocio1, p.rendaliquidamensal

... mas insistentemente me retorna a mensagem:

Invalid token.
Dynamic SQL Error.
SQL error code = -104.
Invalid expression in the select list (not contained in either an aggregate
function or the GROUP BY clause).

Eu tento incluir os campos que são calculados na lista de SELECT aqui dentro,
mas mesmo assim nada funciona.

O que fazer !?

Cordialmente.

'O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.'
Martin Luther King.
Welson de Avelar Soares Filho
Analista/Programador Delphi
Gemini Sistemas