Re: [firebase-br] ??? Firebird não está deletando imagem ???

Ter Dez 5 15:36:00 -03 2006

Carlos,

se o banco está crescendo tanto (aparentemente 3 MB) talvez seja culpa da
forma como você está carregando a imagem. um bug antigo e bem conhecido do
delphi é ele "converter JPEG para BMP" na hora de gravar no banco... talvez
isto esteja acontecendo com você. (há vários tutoriais na internet
explicando como gravar e ler os dados em JPEG, e isto está totalmente fora
do objetivo desta lista)

Quanto à redução do tamanho, o banco marca as páginas para posterior
reutilização, ou seja, após a conclusão do sweep, os dados gravados
(incluídos ou modificados) estarão reutilizando este espaço. Se você deseja
"encolher" o arquivo físico, recomendo usar o "BACKUP / RESTORE" (procure
pelos parâmetros do GBAK - ele acompanha o FireBird), certamente há bons
tutoriais sobre isto no site da FireBase.

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR
"Posso não concordar com nada do que dizes.
Mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
(Voltaire 1694-1778)