[firebase-br] RES: campos do tipo Time calculados.

Gianclaudio Oliveira gianclaudiooliveira em yahoo.com.br
Seg Dez 4 02:39:24 -03 2006

Neste caso, você poderia usar uma trigger mesmo.
Mas ainda assim é bom analisar para verificar se é interessante mesmo armazenar esta informação calculada ou fazer o cálculo nas consultas. Pois dependendo do caso você pode ter uma ocupação de espaço desnecessária. Por exemplo:

Se eu tenho uma tabela com registro de vendas de produtos, eu posso colocar um campo para o código do produto, um para a quantidade e outro para o valor unitário da venda. Seria COD, QTD e PRECO_UNIT.
O total desta venda, que seria PRECO_UNIT x QTD, eu posso colocar num campo PRECO_TOTAL ou então fazer esse cálculo nas consultas mesmo, tipo:

select COD, QTD, PRECO_UNIT, (PRECO_UNIT * QTD) as PRECO_TOTAL from VENDAS where xxxxxxxx....

Não tenho certeza se haveria necessidade de dar um Cast em um dos campos envolvidos no cálculo mas não importa muito, é só um exemplo bobo.
O que importa é que eu fiz o cálculo direto na consulta.
Se este cálculo for algo mais complexo, pode colocá-lo dentro de uma SELECT SP. Ex.:

select COD, QTD, PRECO_UNIT, SP_TOTAL (PRECO_UNIT, QTD) from VENDAS where xxxxxxxx....

Se não souber como montar SPs ou TRIGGERS, leia:

http://www.comunidade-firebird.org/cflp/downloads/CFLP_T003.PDF

Existem também diversos artigos que falam sobre o assunto no site da Firebase.

Boa sorte :)

Renato Lorandi <renatolorandi em brturbo.com.br> escreveu: --> na verdade amigos estes dados além de ser mostrados na aplicação eles
serão sim armazenados em banco inclusive são cálculos na mesma tabela para
prencher um outro campo da tabela..