[firebase-br] RES: 1/2 Off: Componente de acesso Free ideal (Delphi)

Luiz Eduardo Oliveira Fonseca luizeof em gmail.com
Ter Ago 29 15:08:19 -03 2006

concordo com o cara q fala do ODBC ...

usar ADO é bom ..´msm pq ... vc pode acessar seu banco em qqer ambiente de
programação ...

eu acesso o FB atraves do odbc tanto no delphi qto no visual studio ....

mas eu gosto do IBO .. e do IBX ...

to começando a mexer mais com postgre agora ... to deixando o firebird de
lado ...tem algumas coisas q o firebird tem q comer mto feijão ainda ... e
infelizmente o mundo nao para e nao posso esperar ....

gosto mto do sql server tbm ....

acho q o projeto firebird deveria colocar mais ferramentas na instalação
default do msm .. pq agente instala o firebird e tem q fikar correndo atras
de ferramentas depois .. fgerramentas de gerenciamento, monitiramento,
backup etc ... isso deixa o banco com cara de fraco ... qm conhece o FB sabe
o qto ele é poderoso ... mas qm nao conhece nao tem uma boa primeira
impressão (foi assim comigo) ... mas depois de um tempo eu vi a ferramenta q
tinha em maos e qto era boa ....

pra ter uma ideia .. a MS disponibiliza driver para acesso ao SQL Server ...
o postgre tem uma area exclusiva para download de driver para a cesso em
varias linguagens .. e o oracle tbm temo ODAC ... falta ao firebird um
esquema mais amplo ........ pq o banco é mto bom e legal de usar .. mas
volto no q eu disse .. qm tá começando tem logo decara um monte de coisa mas
ao msm tempo nao tem nada ... pq tipo ... se usar IBX .. vao falar q é
imcompativel .. se usar IBO vao falar da licença ... se ele usar ADO e ODBC
vao falar q vai ser lento ... acho q tinha q ser algo centralizado ... um
driver especifiko para acesso ... feito pelo proprio time do firebird ..

falow

On 8/29/06, Gianclaudio Oliveira <gianclaudiooliveira em yahoo.com.br> wrote:

> [...]
> em  utilizar outro BD, nem agora, nem futuramente.
>
> De qualquer forma, brigadão pela sugestão :)
>
> Grande abraço
> Gianclaudio Oliveira
>
> Luis Rodrigues <luisrodrigues.pt em gmail.com> escreveu:  Pq não se limitam a
> usar o dbGO,
> com o driver ODBC. Assim ficam praticamente com a vossa aplicação sempre
> actualizada,
> pois o driver ODBC é actualizado de cada vez que sai uma versão nova.
>
> Alem disso a portabilidade do vosso software para outras BD é muito

Atenciosamente, Luiz Eduardo.

Fone: (12) 8143-7191
email alternativo: luizeof.sistemas em gmail.com