[firebase-br] campo autoincrement

Gianclaudio Oliveira gianclaudiooliveira em yahoo.com.br
Seg Ago 28 22:55:30 -03 2006

Olá, companheiro...

[autoincremento]

  Não. Não existe isso no firebird, pelo menos em forma de campo. O que  você deve fazer é criar um generator e uma trigger na sua tabela para  autoincrementar este generator. No final, o efeito é o mesmo e isto é  bem mais fácil de fazer como parece.

  [IB + FB]

  Já li diversos artigos sobre o assunto.
  Os artigos mais otimistas diziam o seguinte:

  1 - Retirar o GDS32.DLL da pasta system/system32 do windows. Na pasta  do aplicativo IB, você põe o GDS32.DLL do IB e na pasta do aplicativo  FB, você põe o GDS32.DLL do FB (FBCLIENT.DLL renomeada);

  2 - Configurar no arquivo firebird.conf (pasta do FB Ex.: "C:\Program  Files\Firebird\Firebird_1_5") para o Fb rodar em uma porta diferente da  3050. Ex.: 3051;

  3 - Configurar a aplicação FB para rodar na porta configurada no item anterior.

  Se eu não estou esquecendo nada, é só isso. Contudo, isso é pura  teoria. Eu nunca testei portanto pode não funcionar. Aliás, temos  alguns companheiros na lista que, de cara, já podem dizer se é possível  ou não. Pelo menos parece uma esperança.

  Se tiver dúvidas sobre algo acima, fala que te ajudamos.... e seja bem  vindo ao maravilhoso mundo do Firebird... onde os dados são felizes  porque não se perdem por aí; a rede parece uma tranquila estrada e as  aplicações são Ferraris envenenadas!!! zzzuuummmmmmm!!!   ;))

  Boa sorte
  Gianclaudio Oliveira

Renato Lorandi <renatolorandi em brturbo.com.br> escreveu:  Olá pessoal!

Estou iniciando agora a utilizar o firebird e minhas dúvidas são:.

O firebird não possui campos autoincrement?

É possível instalar o interbase e firebird na mesma máquina, não dá conflito
por causa da biblioteca gds32.dll?

Valeu galera abraço.