[firebase-br] Retornar data/hora de servidor linux: comportamento estranho

PedroRS UOL alex.uol em uol.com.br
Seg Ago 28 18:40:38 -03 2006

Pessoal,

Sempre sincronizo a data/hora dos terminais que utilizam meu programa
recuperando a data do servidor em que esta rodando o Firebird.

Utilizo o seguinte:

SELECT CURRENT_TIMESTAMP FROM RDB$DATABASE

O problema abaixo ocorreu somente em servidores que rodam o linux (Gentoo e
Debian)

Tudo funcionava perfeitamente até que, sem motivo aparente, de uma hora para
outra, o horario esta retornando diferente do que aparece quando recupero a
data do servidor via linha de comando no proprio linux.Geralmente essa
diferenca é um numero inteiro de minutos, as vezes para mais ou para menos

Isso independente do meu programa estar rodando, ou seja , se eu  usar o
ibexpert para recuperar a data/hora  o resultado que retorna vem com essa
diferenca de minutos.(+20,-120...)

Alguem já teve um problema parecido com este ?

Existe  algum  procedimento mais indicado de sincronizacao de data/hora dos
terminais com o servidor em que esta a base de dados ?

(o maior problema disso nem é a sincronização dos terminais, mas o registro
de data/hora que o usuario faz uma alteração do registro ( pois gravo isso
num log ) .Não posso gravar a data/hora do terminal, ,pois esse dado  seria
facilmente manipulado pelo usuário....)

Engº Pedro Alexandro Ramos dos Santos

RS Sistemas de Informática Ltda