[firebase-br] 1/2 Off: Componente de acesso Free ideal (Delphi)

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Seg Ago 28 17:24:27 -03 2006

Utilizo IBX em produção sem problemas.
Alguns clientes possuem mais de 50 estações conectadas ao banco banco
de dados, que em muitos casos chega a 3 Gb.

Independente do componente que for utilizar, e principalmente por você
estar em processo de mudanças, eu sugiro que seus métodos não manipule
diretamente os objetos dessas bibliotecas. Ao invés disso utilize
ClientDataSet + DataSetProviders para fazer o cache dos dados,
diminuindo o número de acessos ao banco. Se futuramente decidir mudar
de componente, o custo de migração será bem menor.

Sobre colocar os componentes de acesso ao banco de dados no formulário
principal, sugiro que avalie a possibilidade de utilizar DataModule,
preferencialmente um por módulo do sistema. Seu projeto ficará bem
mais organizado, e a manutenção simplificada.

De Lazarus nada sei, logo nem imagino como ele lida com as
implementações que sugeri; mas acredito que sua família, seus amigos,
seus colegas, de trabalho, seus clientes, ..., lidarão bem com o bom
humor de quem tem um projeto bem organizado para manter. :-)

Abraço!
Jeferson Oliveira