[firebase-br] Como saber se um campo existe ???

Murilo Bento murilo em cprinformatica.com.br
Qui Ago 24 07:59:33 -03 2006

select rdb$relation_name from RDB$RELATION_FIELDS
where Upper(rdb$field_name) = Upper(:NOMECAMPO)

Assim ele vai retornar as tabelas que possuem um dterminado campo.

select Distinct(rdb$relation_name) from RDB$RELATIONS
where rdb$system_flag = 0  and
            Upper(rdb$relation_name) = Upper(:NOMETABELA)

Assim verifica se a tabela existe.

Agora se umcmapo foi altarado de tipo, dai eu não sei te dizer. Espero ter
ajudado.

"Welson Avelar" <welson_avelar em yahoo.com.br>
escreveu na mensagem
news:20060824035534.96609.qmail em web30901.mail.mud.yahoo.com...
--- Antonio Carlos escreveu:
> Estou ficando louco com controle de versão e do banco de dados.
>
> Criei um campo versao na tabela de configuração se a verão for diferente
> do
> sistema o sistema não entra e pede a execução de um utilitário.
>
> Como quero automatizar esse utilitário estou com as seguintes questões :
>
> a - Como faço o utilitário via SQL, saber se uma tabela existe ?
> b - Como faço o utilitário via SQL, saber se um  campo da tabela existe ?
> c - Como faço o utilitário via SQL, saber se um  campo da foi alterado de
> tipo ?
[--x--]

[Welson] Eu tenho código Delphi para os dois primeiros problemas.
Te serve ?!

[]s.

=================================
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King.
Welson de Avelar Soares Filho
Analista/Programador Delphi
Gemini Sistemas