[firebase-br] Transação aberta

Antonio Carlos a.lima.silva em terra.com.br
Ter Ago 22 15:28:10 -03 2006

Fabio, o DbExpress foi uma estória da carochinha que contaram-me e acreditei.
Eu usava o IBX com Provider e ClientDataSet e funcionava redondinho nos selects aproveitando o cache em memoria e fazias as outras operações via SQL diretamente e nunca tive problemas com transações e erros absurdos.
Mudei para o DBX porque apregoaram para Deus e mundo que a compatibilidade do IBX com o firebird iria acabar  e embarquei nessa.
Contaram tb a estorinha das mil maravilhas do DBX que ele fazia tudo. Pura ilusão, se eu pudesse voltar atras teria optado ou por IBO ou por FIB lógico que estaria preso a um unico banco

[]s.

  ----- Original Message -----
  From: Fabio Giro
  To: a.lima.silva em terra.com.br
  Sent: Tuesday, August 22, 2006 8:34 AM
  Subject: Transação aberta

  Antonio Carlos, vi sua resposta na lista Firebase dizendo o seguinte:
  Eu usei um monitor de SQL e verifiquei que o DBX deve fazer com um SELECT um
  CommitRetaining mas nas operações de INSERT, DELETE, UPDATE se vc fizer um
  ApplyUpdates(0) ele fecha a transação sim. Contudo verifiquei que
  estranhamente em maquinas com windows 98 e 2000 AS VEZES POR MOTIVO QUE NEM
  IMAGINO o ApplyUpdates(0) não fecha  transação, ai depois que passei a
  contolar isso de forma explicita isso não mais ocorreu.
  Comecei a desenvolver um sistema e sempre usei IBX. Resolvi usar DBX porque dizem que não preciso me preocupar com transação. Mas depois do seu email, passei a fazer as transações explicitamentes quando faço insert, update e delete. Nos seus testes com Win98, as transações dos select´s sempre estavam fechadas? Sei que IBX, sempre que faço um acesso ao banco é aberta uma transação(mesmo usando clientdataset). Se isso ocorrer no DBX, então o controle de transação que faço no IBX terei que fazer no DBX, ou seja, não há diferença. Obrigado pela atenção.