[firebase-br] Problemas de Desempenho do Interbase/Firebird

Rogério Furlan rfurlanbb em gmail.com
Ter Ago 15 09:08:47 -03 2006

Renato,

Se vc estiver utilizando o evento onchange do edit pra fazer a pesquisa,
isso deixa a pesquisa muito lenta.
Procure pegar o campo inteiro digitado e fazer a pesquisa dentro de um
botao, isso tornará a pesquisa mais rápida.

Espero ter ajudado

Abraços
Rogério
----- Original Message -----
From: "Renato A. Pinella" <renato.pinella em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, August 15, 2006 9:01 AM
Subject: Re: [firebase-br] Problemas de Desempenho do Interbase/Firebird

Bom...

Meu cliente escolheu ver os dados listados
Por Ex:

Ao selecionar um cliente, abro um form com o dbgrid com a lista de codigo e
Nome aberta e um edit para que digite a pesquisa. Apos o inicio da digitação
aguardo 1,5 s para efetuar o locate partialkey.

Nesse caso, ele 'pensa' para abrir o form (que abre a tabela de clientes com
4000 registros só nome e codigo de um VIEW) e pensa para efetuar a primeira
busca. Depois vai bem.

Alguma Sugestão para otimizar o processo?

Agradecido.

2006/8/15, Jeferson Oliveira <jefersonfoliveira em gmail.com>:

> Tem razão. Lookups são mesmo muito lentos e não recomendáveis. Devem
> ser usados apenas com quantidade ínfima de registros (30 por exemplo).

> O problema não é o DBGrid ou o Locate. Eles não são criaturas do mal :D
> A questão é como os dados são manipulados.
>
> Renato: ao invés de trazer 20.000 registros para o cliente, crie
> filtros de seleção para ele especificar o que ele deseja ver. Você
> poderá continuar utilizando Locate, mas em um conjunto reduzido de
> dados.
>
> Views e Stored procedures podem melhorar muito a performance de
> [...]

Renato A. Pinella
renato.pinella em gmail.com