[firebase-br] Problemas de Desempenho do Interbase/Firebird

Francisco A Souza francisco em logosinfo.com.br
Seg Ago 14 23:47:22 -03 2006

eu tenho utilizado o dbexpres+clientdataset+provider, e tenho um banco que
tem tabelas com mais de 10000000 de registros de movimentacao de itens e
cerca de 2gb . um relatorio dos 200 itens mais vendidos dentro do mes, nao
leva 10s.
acho que vc deveria verificar melhor os sql, indices e plans.
estou usando fb 2.0, servidor linux conectiva 9, e servidor hp, 1gb memoria,
hd scusi 30 bi processado.

----- Original Message -----
From: "Renato A. Pinella" <renato.pinella em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, August 14, 2006 11:14 PM
Subject: [firebase-br] Problemas de Desempenho do Interbase/Firebird

Saudações.

Estou com o seguinte problema.

Construí um sistema comercial utilizando Delphi 7, e Interbase 6.01. Para
acessar o BD utilizo os componentes IBX (IBDatabase + IBTransaction e as
tabelas IBQuery e IBUpdate). Minha base de dados possui cerca de 70 tabelas,
das quais algumas tem um numero mais significativo de campos (cerca de 100).
Utilizo também DBGrids com a tabela aberta nas telas de cadastros, pois meu
cliente prefere assim, e faço uso de LOCATE para fazer buscas na query.

Bom, o sistema trabalhou bem nos testes, mas qdo um certo numero de
registros foram adicionados começou a apresentar a lentidão. Não são muitos,
cerca de 15000 a 20000 registros ao todo (por enquanto) com o gdb perto de
40MB. Pelo que tenho encontrado nas respostas, muitos de vcs trabalham com
bancos bem maiores e não têm estes problemas.
Me recomendaram a utilização de VIEWS e de 'selects' mais enxutos para
minimizar o problema. Ajudou bastante mas a lentidão ainda é um problema.

Cheguei a testar outros componentes de acesso como o ZEOS e o MDO mas o
problema se agravou, e o que era lento se tornou exageradamente lento.
Instalei o FB também e fiz testes e o desempenho foi semelhante.

Minha máquina de trabalho é um P4 2.4 GHz com 256 de RAM. (No teste local é
possivel perceber um pouco do problema)

As máquinas do meu Cliente são:
Athlon 2.4 GHz com 1GB RAM (Servidor)
P4 2.4GHz, P3 900MHz, Athlon 2.1GHz e mais algumas parecidas como Clientes.

Ao meu ver são máquinas razoáveis, distribuídas em uma rede local com HUBs.

Gostaria de uma ajuda para tentar encontrar a minha falha, ou qual o
problema com a estrutura que montei.

Agradeço antecipadamente.

--
Renato Pinella