[firebase-br] Interbase e Firebird

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Sex Abr 28 16:42:01 -03 2006

- É seguro acessar uma base de dados Interbase 6 utilizando o Firebird na
máquina cliente ? A compatibilidade é garantida ? Por exemplo, tenho o
Firebird instalado no meu computador e quero acessar uma base remota que tem
o Interbase. Há algum risco de corromper a base de dados ?

Não há problemas, pois as base são iguais..  Mas mesmo assim é aconselhavel
você fazer um Backup no IB e um Restore no FB, para converter as bases.

- Em um servidor já com o Interbase instalado, para migrar para o Firebird,
basta desinstalar o Interbase e instalar o Firebird ? É recomendável fazer
um backup restore usando o gbak do Firebird ?

É só desintalar e instalar... Quanto ao backup já respondi na anterior

- Os componentes IBX funcionam bem com o Firebird ? É seguro ? Sei que
existem componentes melhores, mas temos muitas aplicações usando IBX e não
seria viável convertê-las.

Sim funcionam. só é preciso lembrar de instalar a GDS32.DLL para
compatibilidade.

[]´s

Kléber Caneva