[firebase-br] Interbase e Firebird

Daniel Viana daniel em jbcinformatica.com.br
Sex Abr 28 15:57:57 -03 2006

Bom dia,

Sou desenvolvedor e utilizo Delphi e Interbase há
alguns anos. Na época que a Borland liberou código fonte do Interbase,
passamos a utilizar a versão free open source em
todas as nossas aplicações e clientes. No entanto já faz muito tempo que
estamos com uma versão estagnada (Interbase 6.02)
e temos alguns problemas com essa versão, como a lentidão para conectar
em servidores Windows XP / 2003 e erros no SQL
Parse, que muitas vezes escolhe os índices errados para queries
mais complexas. Isso além de ser uma tecnologia de quase 5 anos atrás.

Estou pensando em migrar para o Firebird, mas
tenho algumas dúvidas. Já dei uma olhada nos FAQs e não
consegui esclarecer tudo. Assim, agradeço muito
se alguém com mais experiência com o Firebird puder respondê-las.
Quando escrevo Interbase, me refiro à versão free
6.02 , e Firebird, à versão 1.5.

- É seguro acessar uma base de dados Interbase 6
utilizando o Firebird na máquina cliente ? A compatibilidade é garantida ?
Por exemplo, tenho o Firebird instalado no meu
computador e quero acessar uma base remota que tem o Interbase. Há
algum risco de corromper a base de dados ?

- Em um servidor já com o Interbase instalado,
para migrar para o Firebird, basta desinstalar o
Interbase e instalar o Firebird ?
É recomendável fazer um backup restore usando o gbak do Firebird ?

- Os componentes IBX funcionam bem com o Firebird
? É seguro ? Sei que existem componentes melhores, mas temos muitas
aplicações usando IBX e não seria viável convertê-las.

Desde já agradeço,
Daniel