Re: RES: [firebase-br] Gerador de relatórios

Otto ottofuch em terra.com.br
Qui Abr 27 10:46:51 -03 2006

"Quem não aprende com a história, é obrigado a revive-la".
Havia os mainframes, encastelados em templos chamados CPD, os
sumo-sacerdotes chamavam-se analistas de suporte, os sacerdotes chamavam-se
analistas de sistema, e o baixo clero, programadores.
Uma pequena fábrica de relógios japonesa pediu a uma pequena e obscura
empresa americana, chamada Intel, que fabricasse um chip de quatro bits,
para criar um relógio diferente. A pequena fábrica japonesa de relógios
faliu, e a pequena empresa americana chamada Intel estava com um mico na
mão: o que fazer com estes processadores de quatro bits que acabara de
inventar. Eureca. Com quatro bits só poderia se endereçar no máximo 16
estados diferentes. Mas juntando-se dois chips desses, obtinha-se oito bits,
e poderia-se endereçar 256 posições. O byte acabou de nascer. E surgiram os
verdadeiros hackers, construindo seus computadores de 8 bits, surgiram
empresas como a Apple, a Radio Shack, Atari, e muitas outras. Surgiu o
famoso bus 100. Bill Gates desenvolveu o primeiro basic para a Apple e para
a Radio Shack, para o Atari, Amiga e tudo mais. Descobriu-se que poderia se
escrever programas em basic úteis nas empresas. Um estudante prequiçoso da
Universidade de Harvard inventou a primeira planilha, a Visicalc.
Esses pequenos computadores, chamados de micro-computadores eram
interativos, muito diferentes do processamento em batch (lotes) oferecidos
pelos CPDs.
E o pessoal, para se livrar dos sumo-sacerdotes, sacerdotes, e baixo clero,
começou sorrateiramente a desenvolver programas em seus escondidos
microcomputadores.
Inciciou-se a mudança de paradigma. O down-grading. Main frame virou
dinosaúrio. Muitos dos sumo-sacerdotes (analistas de suporte) perderam seus
empregos, e seu conhecimento tornou-se obsoleto. Os sacerdotes tiveram que
se reorientar, e aprender muitas coisas com os usuários ousados.
Não menospreze o usuário: pode-lhe custar o seu emprego.
[]´s
Otto