[firebase-br] Capacidade e Armazenamento ao Marcio Morais

Qui Abr 27 01:34:44 -03 2006

O FireBird tem dois Limites:

a) limite do Sistema Operacional. (depende do sistema de Arquivos utilizado,
onde CADA ARQUIVO pode ter 2GB, 4GB, 16 TB, 64TB, etc...)

b) limite da Quantidade de páginas X tamanho da Página. A quantidade de
páginas tem um tamanho de 31 bits (signed long int), isto reflete numa
capacidade máxima de pouco mais de 2 bilhões de páginas. Se multiplicarmos
pelo tamanho máximo de uma página (16KB)  chegamos a um limite
estratosférico de 64 TB (2^45 bytes). Mas foi discutido, em tempos
longínquos, na lista internacional que o limite real dificilmente passaria
de 7 TB, mais por problemas de "custo de manutenção" por parte do servidor
(por ficar manipulando uma quantidade tão alta de páginas) do que por sua
"matemática binária". Também foi levado em consideração, a complexidade de
conseguir 32.767 tabelas com pouco mais de 4 bilhões de registros com 64 KB
de dados (sem blobs) por registro (algo completamente impensável)

Saiba, que há outros "limites" e "gargalos" muito menos evidentes e
freqüêntes do que o tamanho máximo de um banco de dados. Consumo de Banda de
Rede, Custo de acesso à Disco e Processamento são bons exemplos destes.

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR