[firebase-br] Shadow

Gilberto Machado Loss gilberto.loss em bol.com.br
Qua Abr 26 22:10:09 -03 2006

Ola!

Tenho algumas duvidas acerca de Shadow com Firebird e gostaria de saber se
podem me auxiliar!

Exemplo:

Create Shadow 1 manual conditional 'c:\farmaxwin\sh_farmax.sdw'

Muito bem! Funcionou belezinha.

Mas ficam minhas perguntas:

1 - Removi acidentalmente a shadow criada, manualmente pelo Windows
Explorer.

Como resultado, nao tive mais acesso ao banco original.

Que fazer?!

2 - Na hipotese de corrupcao do banco.... Como eu poderia fazer para que a
aplicacao efetivamente

nao parasse, mas assumisse a shwadow como banco e permitisse a continuidade
das operacoes

normalmente?! Ou Seja, imagine uma farmacia em horario de pico. Banco
corrompeu.

Sem intervencao de DBA ou outro tecnico o sistema pudesse continuar a operar
usando

a shadow e inclusive ja ativando outra nova.

3 - Neste caso (2), usando o gfix por intervencao de operador, consigo botar
no ar. OK!

Mas como fazer isso de forma automatica?! Como fica a extensao do Banco....
FDB, SDW....

Tenho um banco.fdb operando. Corrompe. Passo a usar Banco.sdw?! é isso?!

4 - atraves do Ibexpert, como remover uma shadow sem conectar ao banco,
considerando que nao

consigo conectar ao banco em funcao de ter perdido a shadow?!

Veja, por favor, se consegue me dar um auxilio nessas questoes...

De antemão, muito obrigado a vocês.

Gilberto Machado Loss