[firebase-br] [OFF-Topic] Casos de uso Firebird

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Ter Abr 25 22:05:51 -03 2006


Grande Fábio !
  Sou usuário de InterBase de longa data, (desde 4.0), e tenho acompanhado o Firebird desde sua primeira encarnação 0.1 desde a liberação do código fonte do InterBase 6.0 pela Borland em 2000. 
   
  O medo de se usar o Firebird como banco de dados de missão crítica vem do mesmo medo de se usar o InterBase, que são todas sem fundamento.
   
  Eu lhe asseguro que o InterBase e seu filho o Firebird são bancos TOP de Linha de missão crítica 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano! O InterBase é uma fundada arquitetura com mais de 20 anos de desenvolvimento. Ele tem funcionalidades iguais ou superiores a:
  MS-SQL Server,  Ingress, PostIngress, SQLBase, Sybase SQLServer, Informix. Só não batem Orcle e DB2, mas mesmo assim se assemelha ao Oracle em diversos aspectos positivos.
   
  Então de onde vem este mito? Simples é Cultural, senão vejamos,  É o típico caso de um produto excelente que fica em segundo plano, onde produtos tecnicamente capengas mas com muito $$$ por trás para financiar propaganda, marqueting, interfaces gráficas com cachorrinhos bonitinhos que fazem truques, etc...
   
  Como a Borland nunca foi boa de Marqueting mas sim de excelencia técnica, nunca investiu muito no InterBase, que costumava vir como produto de segundo plano com o Delphi numa tiragem limitada a 20 usuários simultâneos e por só 90 dias. Como o produto é pequeno e enxuto e acompanhava o Delphi a maioria dos progrmadores que o conheceram vinahm do DBF, Clipper, Paradox e Delphi local, não tinham conhecimentos de client/serever !!!
  simplesmente negligenciavam o produto instalando ele em máquinas pobres com sistemas operacionais com gerenciamento de memória pobre e sistema de arquivos piores ainda e parca memória ram, como Windows 95 e Windows 98, sem uma política de backups correta, usando a BDE  etc... então viam os problemas de o InterBase é Lento ... o InterBase deu Pau !!!, corrompe toda hora a base de dados !!! 
   
  Se vc fizer o mesmo com SQL Server ou Oracle, veja o nojo que vai dar!
  Então todo SGBD deve ter cuidados e requisitos mínimos. Já vi Oracle corrompendo atoa de forma irrecuperável em um servidor multi-processado com diversoso discos rígidos com arquitetura RAID !!!
   
  SQL Server??? nem se fala !!! é só o brilho e glamour da Microsoft e o pior uma vez adotando ele vc morre com ele pois só roda na aruqitetura da Microsoft.
   
  Só que o IB vem de uma longa tradição Unix !!! Para servidore Unix e que no mínimo deveria ser usando em servidores com WinNT 4 com todos os Service packs atualizados. 
   
  Sou usuário de InterBase e Firebird. Uso InterBase 7.5.1 e Firebird 1.0.3 para aplicações reais e bancos círiticos.(por questões de compatibilidade e outras de força maior só recentemente migrando para Firebird 1.5.3. Porém tenho feito muitos testes e projetos com a série 1.5.x já a algum tempo).
   
  Te asseguro que o InterBase 7.5.1 suporta mais de 250 usuários simultâneos e bancos na casa dos Gigabytes tranquilamente.
  O Firebird não fica atrás tendo performance até 70% mais rápida que o InterBase máquinas monoprocessadas perdendo somente para servidores multi-processados, coisa que deve mudar com a chegada do Firebird 3.0 que vai suportar multiprocessamento simétrico.
   
  Outro problema reside que a maioria de distribuição Linux por algum motivo só adicionam o robusto mas complexo PostgreSQL ou o fraco MySQL nas suas distribuições (acredito que por sua performance via Internert e maior integreação com o PHP) "mas há como trabalhar e bem com PHP usando tanto IB quanto FB". Seria legal que se adicionasse Firebird ou versões trial do InterBase 7.5.1 nas distribuições Linux.
   
  Marcelo Fortes.

Fábio Marques <fmarques3000 em yahoo.com> escreveu:
  PessoALL,

Desde já gostaria de pedir desculpas pelo
cross-posting e off-topic.

Gostaria de saber sobre casos de uso (de preferencia
em pvt, parta não poluirmos o grupo) de pessoas com
grande massa de dados e/ou de acessos concorrentes
utilizando o Firebird.

Muito grato,
---
.''`. F. Marques
: :' : E-mail/MSN: fmarques em nautilus.com.br
`. `'` Home Page: www.nautilus.com.br/~fmarques
`- ICQ: 267-074-196
3.1 "sarge" Linux Registred User #362204

Não alimente os trolls: campanha pela qualidade das discussões

__________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around 
http://mail.yahoo.com 

______________________________________________
FireBase-BR (www.firebase.com.br) - Hospedado em www.bavs.com.br
Para editar sua configuração na lista, use o endereço http://mail.firebase.com.br/mailman/listinfo/lista_firebase.com.br
Para consultar mensagens antigas: http://firebase.com.br/pesquisa


		
---------------------------------
 Yahoo! Messenger com voz - Instale agora e faça ligações de graça. 


Mais detalhes sobre a lista de discussão lista